Jefferson Braz ou DD Capoeira
Jefferson Braz ou DD Capoeira
Sou capoeirista desde 2009, quando tive meu primeiro contato com a Capoeira durante minha vivência em uma escola de tempo integral em Moju. Foi lá que conheci o grupo Muzenza e conquistei minha primeira graduação já em 2010.
Em 2015, alcancei minha segunda graduação durante o evento "2º Mania de Capoeira", organizado pelo professor Mano em Abaetetuba, com a presença do Mestre Burguês.
Com o passar do tempo, mudei para a capital, onde iniciei dois cursos superiores: Bacharelado em Direito e Licenciatura em História. Nesse período, conheci o trabalho do Contramestre Mac Iver, que contribuiu muito para o meu desenvolvimento na Capoeira.
Em 2019, conquistei minha quarta graduação adulta durante o "1º Campeonato de Salto – Voando Alto", realizado em Moju.
Desde então, muita coisa mudou. Em 2021, já formado, comecei a atuar na educação básica do meu município, sempre integrando a Capoeira nas propostas curriculares escolares.
Em 2022, iniciei um novo projeto musical com amigos, formando a banda "Projeto Ártemis". Tocávamos em bares da cidade, com um estilo próprio que mesclava reggae, rock, rap brasileiro, MPB e carimbó.
Em 2023, com a partida dos meus professores de Capoeira de Moju, assumi a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho, mesmo sem uma graduação elevada. Junto com a monitora Fernanda, mantive as atividades do grupo Muzenza no polo Moju, fortalecendo parcerias com escolas e incentivando novos alunos.
Ainda em 2023, passei a ser supervisionado pelo Contramestre Mac Iver de Benevides e integrando a Tucumã Brasil - Rede de Cultura. Desde então, tenho trabalhado para fomentar a cultura no meu município, mantendo viva a tradição da Capoeira e promovendo seu valor cultural e educativo.