Monitor Keven "Alicate"
1. DADOS E CONTATOS GERAIS
Nome: Keven Penafort Beckman
Apelido: Alicate
Função: Presidente em exercício 2025/2029
Endereço: Estrada do Bituba(Belágua), sem número, Maguari – Santa Isabel – CEP 68790-000
Telefone: (91) 99185 9815
E-mail: keven@tucumabrasil.com.br
Redes sociais
https://www.instagram.com/kevenalicate/
2. SEGUIMENTOS DE ATUAÇÃO: Capoeira, Carimbó, Samba rural, Maculelê e boi bumbá.
Doutor Honoris Causa.
Em reconhecimento às relevantes contribuições à cultura afro-amazônica no Brasil.Monitor do Grupo Muzenza de Capoeira.
Com atuação contínua em ações sociais e culturais voltadas à formação de crianças e adolescentes, sendo praticante da Capoeira desde a primeira infância.Artesão.
Reconhecido pelo Ministério do Empreendedorismo do Brasil, com produção vinculada à cultura amazônica e à Capoeira tradicional.Produtor cultural
Responsável pela produção e coordenação de diversos eventos culturais realizados pela Tucumã Brasil – Rede de Cultura.Produtor audiovisual.
Atuante em produções que registram, preservam e difundem as memórias de mestres e mestras da cultura paraense.Artista, folclorista, multi-instrumentista, dançarino e cantador
Inserido no cotidiano cultural amazônico e nas expressões da cultura popular tradicional.Estudante de Fisioterapia (6º período) pelo CESUPA
Integrando os saberes empíricos da Capoeira aos conhecimentos acadêmicos, com interesse na relação entre corpo, movimento, saúde e cultura.
3. TRABALHOS VOLUNTÁRIOS
Instituto ICABEL - Benevides / Atuação: 2020 à 2022.
4. RELAÇÃO COM A CULTURA
Meu contato com a cultura iniciou-se ainda na primeira infância. Filho de pai e mãe capoeiristas, meu processo formativo sempre esteve diretamente ligado à Capoeira enquanto expressão cultural, educativa e ancestral. Desde cedo, as músicas, os desenhos, as brincadeiras e os ensinamentos que me cercavam faziam parte desse universo, contribuindo para a construção da minha identidade cultural.
Essa convivência cotidiana proporcionou o acesso a importantes espaços de formação e circulação cultural, permitindo o contato direto com mestres e mestras, o diálogo com diferentes segmentos culturais e a vivência em variados territórios. Esse percurso possibilitou compreender a Capoeira não apenas como prática corporal, mas como ferramenta de educação, pertencimento e transmissão de saberes.
Ainda jovem, passei a assumir responsabilidades na cooperação das aulas, rodas de capoeira, na produção de eventos e na execução de atividades culturais, fortalecendo meu compromisso com a cultura de base comunitária.
Minha trajetória de dedicação permitiu inspirar outras pessoas a também produzirem e valorizarem a cultura popular. Sigo desenvolvendo ações voltadas à manutenção, preservação e transmissão dos saberes ancestrais presentes na Capoeira e em diversas manifestações culturais tradicionais.